segunda-feira, 5 de maio de 2014

LINHAÇA



A linhaça ajuda a controlar o colesterol e a pressão arterial, ativa o intestino, alivia a TPM e colabora para eliminar gordurinhas!




      Rica em fibras e minerais, a linhaça também é fonte de ácidos graxos ômega-3 (semelhantes aos achados nos peixes gordos). Tem efeito anti-inflamatório, ativa o intestino, melhora a pressão arterial e ajuda a regularizar as taxas de colesterol. Segundo um grande estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, em 2009, ela derruba o LDL, colaborando para evitar as temidas obstruções nas artérias. Também são descritos benefícios adicionais para o sexo feminino: atenua a retenção de líquidos típica do período pré-menstrual e tem se revelado promissora na prevenção do câncer de mama.
      Modo de usar: jogue a linhaça sobre as folhas da salada, misture ao arroz ao montar seu prato ou bata no liquidificador com os ingredientes da vitamina na hora do lanche. O importante é consumirde 2 a 3 colheres (sopa) ao dia.



      O óleo da linhaça tem na maior parte da sua composição gorduras poli-insaturadas não produzidas pelo corpo.
      A sua constituição ainda conta com uma alta taxa de fibras solúveis (ideal como laxante e auxiliar na digestão), vitaminas B1, B2, C, E, caroteno, ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
     Estudos mostram que é boa para os diabéticos, pois estabiliza os níveis de açúcar no sangue e também é uma auxiliar para a prevenção da obesidade, pois ela ativa mais o metabolismo.


 
Segue a abaixo alguns benefícios do óleo de linhaça

Diminuição do colesterol, protege contra doenças do coração e controlar a pressão arterial elevada
o Vários estudos indicam que o óleo de linhaça, bem como linhaça moída, pode reduzir o colesterol, reduzindo significativamente o risco de doença cardíaca.
o O uso do óleo de linhaça pode também proteger contra a angina (dor no peito) e pressão arterial elevada. Na prevenção da pressão arterial elevada ela atua, inibindo reações inflamatórias que causam endurecimento da placa arterial e má circulação.
Inflamação associada com lúpus e gota
o Os Omega-3 parecem limitar a reação inflamatória associada a essas condições. Nos casos de lúpus, óleo de linhaça, reduz a inflamação nas articulações, pele e rins, reduzindo os níveis de colesterol, que podem ser elevados pela doença.
o O óleo de linhaça para a gota pode diminuir o inchaço e a dor , muitas vezes súbita e grave da articulação.
Controle da constipação, hemorroidas e cálculos biliares
o Como eles são ricos em fibras, linhaça moída pode ajudar a aliviar a passagem das fezes e, assim, aliviar a prisão de ventre e hemorróidas.
Tratamento de acne, eczema, psoríase, queimaduras solares e rosáceas
o Os ácidos graxos do óleo de linhaça são em grande parte responsáveis por sua cura. manchas vermelhas que causam coçeira na eczema, psoríase e rosácea, muitas vezes respondem as ações anti-inflamatórias e calmantes na pele.
o A pele queimada pode curar mais rapidamente quando tratados com o óleo.
o Em casos de acne, o óleo incentiva a diminuição do sebo oleoso nos poros.
• Promover o cabelo saudável e unhas
o Os ácidos Omega-3 abundantes no óleo de linhaça contribuem para o crescimento do cabelo saudável.
o Problemas de cabelo exacerbados pela psoríase ou eczema do couro cabeludo podem responder às ações pele revitalizastes e anti-inflamatórios de óleo de linhaça também.
o Da mesma forma, o óleo trabalha para nutrir as unhas secas ou quebradiças, impedindo-os de quebra ou rachadura.
Minimizar danos nos nervos que causa dormência e formigamento, assim como outras doenças
o Os ácidos graxos essenciais (EFAs) do óleo de linhaça auxiliam na transmissão dos impulsos nervosos, tornando-o muito valioso no tratamento de condições de entorpecimento ou formiguamento.
o A ação nervo-nutritiva do óleo pode ajudar no tratamento da doença de Parkinson, uma doença degenerativa do sistema nervoso, e proteger contra a lesão nervosa associada com diabetes e esclerose múltipla.
Reduzir o risco de câncer e se proteger contra os efeitos do envelhecimento
o As sementes de linhaça parecem desempenhar um papel na proteção contra o cólon, mama, próstata, e possivelmente cancro da pele.
o As sementes de linhaça podem proteger contra os efeitos do envelhecimento.
Tratar os sintomas da menopausa, cólicas menstruais, infertilidade feminina e endometriose
o Como as lignanas promovem o balanceamento de hormônios através da ação dos fitoestrógenos,ela ajuda a estabilizar relação hormonal entre estrógeno eprogesterona, produzindo efeitos benéficos sobre o ciclo menstrual e aliviando os calores da menopausa.
o A linhaça também pode melhorar a função uterina, melhorando problemas de fertilidade.
• Combate os problemas da próstata, infertilidade e impotência masculina
o Os ácidos graxos essenciais do óleo de linhaça podem ajudar a prevenir o inchaço e inflamação da próstata. Os sintomas de tal aumento como urgência para urinar, podem diminuir como resultado.
o Os EFAs também agem na manutenção de espermatozóides saudáveis, melhorando tratamentos de infertilidade masculina, e podem melhorar o fluxo sanguíneo para o penis, ajudando nos tratamentos de impotência.

  


O Óleo da Linhaça atua como:


Antioxidante:
Combate os radicais livres e reforça a ação da vitamina E. A vitamina E contribui para a renovação celular, adiando o processo de envelhecimento do organismo, afastando inclusive o aparecimento de rugas.

Regenerador celular:
Através dos ácidos graxos 3, 6 e 9, restaura a função barreira da pele, aumenta a firmeza e a elasticidade, e atua como cicatrizante (regenerando células danificadas).

Anticâncer:
Diminuiu a incidência de câncer de mama e de algumas disfunções ovarianas.

Embelezador:
Diminui as tensões pré-menstruais e as displasias mamárias. A lignana é um fito-hormônio com efeito semelhante ao estrógeno, amenizando os sintomas da TPM e da menopausa.

Anti-inflamatório:
Aumenta a produção de prostaglandinas no organismo, anti-inflamatórios naturais.

Contra demência:
Diminui a solubilidade das membranas celulares e combate o excesso de gordura no cérebro (uma das principais causas da demência e do mal de Alzheimer). Com uma porcentagem moderada de Ômega 6 e gorduras monoinsaturadas, em harmonia com o Ômega 3, a Linhaça reduz o mau colesterol, responsável por estragos nas artérias.

Antigordura:
A lignana e isoflavonas ajudam a reduzir o apetite e as células gordurosas.
Diminui o risco cardíaco: O ácido alfa linolênico reduz os níveis de colesterol no sangue e nos tecidos. O
Ômega 3 reduz os triglicérides plasmáticos, a agregação plaquetária, relaxa os vasos sanguíneo e reduz a
pressão arterial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário