segunda-feira, 5 de maio de 2014

GRÃO DE BICO



Grão de bico é rico em nutrientes que melhoram seu bem-estar


      O grão de bico, assim como feijão, soja, lentilha, ervilha, é um alimento do grupo das leguminosas. Ele é fonte de proteínas, carboidratos, fibras, minerais como ferro, cálcio, magnésio, fósforo, potássio, vitaminas como do complexo B e betacaroteno. O grão de bico se destaca entre as outras leguminosas, pois a proteína e o ferro são melhores absorvidos pelo nosso corpo.
      A gordura está presente em pouca quantidade, mas o grão de bico possui teor nutricional importante de gorduras boas, como ômegas 6 e 9. O carboidrato do grão de bico possui baixo índice glicêmico, que é bom para pessoas com diabetes e mesmo para evitar essa doença.
      O grão de bico pode ser útil para reduzir o risco de doenças cardiovasculares. Isso porque os fitoesteróis, juntamente com as fibras do grão de bico, contribuem para a redução do colesterol ruim (LDL) no sangue, por inibição da absorção intestinal de colesterol.
      Esse grão também é rico em triptofano, um aminoácido (menor parte da proteína) usado pelo organismo para a produção de um neurotransmissor chamado serotonina, responsável pela ativação dos centros cerebrais que dão sensação de bem-estar para o ser humano.
      Embora o grão de bico apresente benefícios para a saúde, o seu consumo ainda é muito baixo no Brasil, quando comparado a outras leguminosas como o feijão, que faz parte da nossa cultura alimentar.
      Para facilitar o cozimento deste grão, deixe-o imerso em água por 8 horas e cozinhe-o na panela de pressão.
      Ele pode ser consumido como patê (também chamado de homus), em sopas, saladas e ser adicionado a outros legumes ou ao cuscuz marroquino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário